voltar
carla

Carla Rente

Carla Rente, natural e residente em Leiria, licenciada e mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga. Realizou o seu estágio académico no Instituto de Reinserção de Leiria no Estabelecimento Prisional de Leiria em 1997/1998. Em 2006 inscreveu-se no curso no primeiro curso de Ensino a Distância da Universidade Aberta em Ação Social. Em 2019 especializou-se em Mediadora de conflitos do sistema de Mediação familiar publico da DGPJ e Privado.

Carla Rente exerceu funções de Assistente Social, Diretora de Serviços com função de Direção técnica durante 20 anos em Instituições Particulares de Solidariedade Social, Lares Privados, Projetos nacionais e internacionais em várias áreas de intervenção infância, juventude, terceira idade, deficiência, reabilitação, reintegração social apoios sociais, deficiência e reintegração social, mediação de conflitos, parentalidade positiva promovendo o desenvolvimento social e formação profissional de públicos mais desfavorecidos e reciclagem de conhecimentos bem como auditora interna de respostas sociais da Segurança Social.

Durante muitos anos foi orientadora e supervisora de estágios profissionais e da licenciatura de serviço social. É Sócia da APSS. Foi Dirigente Sindical do SNAS.

Caracteriza-se como uma Assistente Social de “coração”, com “orgulho” no que faz e como faz. É uma pessoa exigente numa intervenção conjunta ou individual com outros serviços e/ou instituições. Avalia à priori as situações e estuda as soluções mais adequadas e exequíveis que os clientes lhe colocam.
Considera-se uma profissional proactiva, atualizada em termos legais e normativos, sobre os problemas apresentados, soluções encontradas e tempos de resposta uteis.

A Intervenção Social Individual e Familiar visa proporcionar um atendimento especializado e humanizado na área do serviço social e respetivo acompanhamento técnico, que contribua para a resolução/atenuação de problemáticas sociais, individuais e familiares, vindas dos próprios ou sinalizadas por outros familiares, salvaguardando o sigilo e a confidencialidade.
Foi todo este leque de conhecimentos que contribuíram para que a técnica tivesse as ferramentas necessárias para criar o seu próprio emprego e acreditar que a mudança social terá que ocorrer na sociedade civil, especializando-se em mediação de conflitos do sistema de Mediação familiar.

O serviço social não pode ser assistencialista, temos que ver o Serviço Social como uma profissão de intervenção que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, é preciso dotar o cidadão de empowerment.
Qualquer cidadão deverá pensar em si, ontem, no hoje, no amanhã, quais os seus direitos humanos, direitos sociais, responsabilidades enquanto pessoa coletiva de uma sociedade global.

E foi acreditando nesta necessidade, hoje daqueles que nos procuram, amanhã talvez em mim, enquanto mais idosa, com outro tipo de necessidades achei interessante e desafiante criar um gabinete privado de serviço social, em parceria com áreas fundamentais da sociedade Contabilidade, Fiscalidade, Apoio à Gestão e Projetos de investimento e formação certificada.
Onde podemos promover serviços de “advocacia social” tratar reformas nacionais e internacionais, pensões sociais, abono de família, complementos de dependência, complementos solidário idosos, apoio psicossocial em várias vertentes, animação social, bolsa de cuidadores, colaborar com familiares na colocação em respostas sociais, acompanhamento a consultas, articulação com entidades públicas e privadas, aconselhamento, auditorias internas, consultadoria a IPSS, formação interna, mediação de conflitos em várias áreas, serviços de enfermagem, psicologia.
Na ótica desta Assistente Social com mais de vinte anos de experiência, a teoria, a prática e as emoções serão o resultado de fazer certo as coisas certas, para que o cidadão confie num serviço social privado e humanizado de forma a melhorar o seu bem estar pessoal e social!

O nome e a localização da Kriterio Global não foi um projeto ao acaso! A Kriterio Global é a união entre o social e a globalização, entre o fiscal e o social!

Atendendo que a mediação familiar quer pública, quer privada permite resolver conflitos, divergências e ruturas familiares sem ser preciso recorrer a um tribunal, manifesto a minha disponibilidade para estabelecer convosco uma parceria para mediar litígios que possam surgir a vários níveis:

  • Exercício das responsabilidades parentais;
  • Divórcio e separação de pessoas e bens;
  • Conversão da separação de pessoas e bens em divórcio;
  • Reconciliação dos cônjuges separados;
  • Atribuição e alteração de alimentos, provisórios ou definitivos;
  • Privação do uso e autorização do uso dos apelidos do outro cônjuge;
  • Atribuição de casa de morada da família;

Na Kritério Global Ldª realizamos sessões de Mediação Familiar Privada em horário a combinar de acordo com o interesse dos mediados e sempre numa atitude de independência, imparcialidade e confidencialidade.

Nesta fase pandémica os processos do Sistema Mediação Privada à semelhança do Sistema de Mediação Familiar (público) são conduzidos à distância segundo despacho DGPJ “desde que consentido por todos os envolvidos, unicamente em modalidade não presencial, mediante recurso a plataformas de conversação, com transmissão de voz e imagem em tempo real, designadamente Skype, Zoom, WhatsApp, Messenger ou outras.


Direção Geral da Politica da Justiça
Mediadores dos Sistemas Públicos de Mediação